Relógio de bolso em prata (VENDIDO)


Relógio de bolso antigo com chave - tampa frontal
Marca / Modelo: Relógio de bolso em prata
Valor: 0,00 €
Este relogio ja nao se encontra disponivel
Estado: Usado
Custos de envio: 10,00 €
Entrega em: 1 semana
Garantia: 3 meses

 

Relógio de bolso com chave em prata muito antigo já restaurado em boas condições de funcionamento.

Trata-se de um relógio de fuso
com uma sólida caixa em prata em bom estado atendendo à sua antiguidade (1870), devidamente contrastada acompanhado da respectiva chave que acerta as horas e dá corda. Este relógio com cerca de 140 anos é de produção Inglesa do fabricante J. Cooper de acordo com a gravadção na caixa. Encontram-se também as marcações da prata referentes à época. Este relógio utiliza o princípio do fuso ou fusee horology na lingua Inglesa, para o funcionamento do balanço, este princípio originalmente inventado por Leonardo Da Vinci foi ao longo de séculos aplicado na relojoaria até finais do século XIV fazendo deste relógio dos últimos que o utilizaram.

Relógio de bolso com chave em prata em imagens


Relógio de bolso com chave em prata

  • Função: Horas, minutos, segundos às 6 horas.
  • Caixa: Prata, tampa basculante de acesso à corda decorada, vidro basculante para acesso aos ponteiros e acerto.
  • Mostrador:  Em esmalte, numeração árabe preta, ponteiros azulados, segundos às seis horas.
  • Corrente: Em prata com chave de acerto e aplicação de corda.
  • Movimento:  De corda, fabricante J. Cooper de 1870.

Apreciação geral do relógio de bolso com chave

Encontra-se em perfeito funcionamento, o aspecto já revela o passar dos anos, no restante o relógio mantém o seu brilho não se encontrando mazelas ou marcas profundas, as dobradiças de abertura e fecho bem como os fechos das tampas estão bons não apresentando folgas ou encaixes desgastados.

De uma maneira geral o relógio está original, possui todas as marcas identificativas. Ponteiros mostrador e numeração com pequenos sinais de desgaste mas nada que retire o glamour do relógio.

Embora o mostrador de esmalte, extremamente frágil, apresente algumas fissuras, pode sempre ser alvo de um pequeno restauro. A corrente que o acompanha que prende a chave é também de prata.

Quanto ao movimento encontra-se em perfeito estado, o acesso a este é feito através da abertura da tampa guarda pó cuja abertura deve ser feita com cuidado como mostrado no video how to open a fusee watch no Youtube donde é mostrado um exemplar da mesma época e mecânicamente semelhante.

Este relógio não denuncia qualquer necessidade de intervenção, nem apresentando sinais, dispensa verificações e limpezas por já terem sido feitas.